sexta-feira, 16 de março de 2012

Ricardo Darín

Não é propaganda da NetMovies, mesmo porque, existem vários serviços similares de locação online como o da BlockBuster, NetFlix, Pipoca, SkyOnLine, etc... O fato é que considero uma mão na roda escolher e receber filmes em casa, e melhor ainda seria se minha tv fosse smart e eu pudesse assistir filmes, seriados e programas diretamente da internet. Enfim, ainda que usando a mídia convencional, sou fã desse tipo de serviço. Além da comodidade, o preço dos pacotes mensais é muito bom se considerarmos que um plano médio com direito a 10 locações/mês sai quase o mesmo preço de locação de um único DVD numa locadora como a 2001, por exemplo.

Se para os cinéfilos a tarefa de incluir em média 30 filmes na lista de desejos seja fácil, admito que tive que pensar, repensar, e pedir sugestões para o marido, parentes e amigos. Aproveitando um dos poucos pontos comuns entre meu gosto e do marido, os filmes argentinos, claro que busquei a filmografia de Ricardo Darín,  que deve ser o ator argentino de cinema mais famoso, tal qual o Selton Mello é para os brasileiros.


Ricardo Darín - belos olhos azuis meio oblíquos


Já tinha assistido alguns filmes adoráveis com ele:
O Filho da Noiva
O Segredo de Seus Olhos
Clube da Lua

Os três são lindos, emocionantes e famosos, altamente recomendáveis. Estou muito curiosa com o mais recente filme em que ele atuou chamado O Conto Chinês, mas por ser lançamento estou numa espécie de fila de espera.

Recebi ontem um outro filme com ele chamado O Mesmo Amor, a Mesma Chuva, um romance dirigido por Juan José Campanella, que também dirigiu o Filho da Noiva e com a participação de Soledad Villamit (linda atriz e cantora, também presente naquele filme). Confesso que apesar dos dois ótimos atores, a história não atingiu as minhas expectativas, achei os diálogos um pouco chatos e o conflito principal (encontros e desencontros do casal) pouco aprofundado. De repente o conflito se instala, o humor muda, e você não entende muito bem o porquê. O personagem de Darin é um jornalista talentoso, um homem sensível, que valoriza os amigos, mas que se deixa levar por diversas tentações ao longo da vida, como paqueras fáceis que culminaram numa traição conjugal, a falta de solidariedade com um amigo que lhe pede emprego e que desembocou num eterno sentimento de culpa e dívida, e o comodismo intelectual que lhe impediu de seguir sua carreira como escritor de contos e romances e o aprisionou num emprego como colunista de um jornal medíocre escrevendo matérias "encomendadas". Na história do casal de protagonistas a convivência evidenciou seus diferentes pontos de vistas e de atitudes perante a vida. Ela mais corajosa atirou-se rumo aos sonhos, abandonou o antigo namorado ausente e seu emprego de garçonete para dedicar-se ao novo romance e ao mundo das artes sem se preocupar tampouco com questões financeiras. Com isso, ao mesmo tempo em que seu discurso assumia uma atitude de acusação, cobrando que seu parceiro também fosse mais arrojado a fim de voltar a escrever e publicar seus contos, ela não só invadiu sua privacidade ao compilar e corrigir suas obras sem sua autorização, como de certo modo relegou-o a assumir uma atitude compensatória à dela, reagindo com fúria e rejeição àquela convivência que o tirava da zona de conforto ao incitar-lhe a buscar seus sonhos.

Darin e Villamit - ela sempre elegante com suas belas madeixas negras e ligeiramente onduladas


Outro filme que chegou aqui em casa com o Ricardo foi Abutres. É interessante, dinâmico mas o tema em si é muito pesado. Conta a história de uma médica socorrista que trabalha numa ambulância e uma espécie de advogado que vai atrás de vítimas de acidentes a fim de convencê-los a abrir processos que possam gerar boas indenizações. O tema já não é  muito convidativo pelo teor trágico e violento, além do mais as imagens são muito fortes. Sou partidária de assistir mais coisas belas e harmoniosas do que as feias, pois de tristeza já basta algumas situações da vida...

Pois é... por enquanto, da filmografia de Darín recomendo apenas aqueles três filmes anteriormente citados e olhe lá. Vamos aguardar pelo Conto Chinês. Depois comento.

Mais uma foto de Soledad em bela produção. O Fundo verde sob a imagem acinzentada me chamou a atenção pois estou numa fase particularmente esverdeada em termos de decoração de salas... nos próximos posts discutirei a questão.




2 comentários:

  1. Bem, acabo de descobrir mais duas afinidades entre nós: a admiração pelo cinema argentino e por este ator maravilhoso que é Ricardo Darín. Embora eu já tenha praticamente assistido a todos os filmes dele que sairam aqui, a cada novo filme ele consegue me surpreender por sua atuação sempre impecável. Um conto chinês é o mais novo exemplo, um relato simples e delicado como só sabem fazer, em minha opinião, os diretores argentinos. Vale a pena conferir! Assim como O Segredo dos seus olhos. Bem, vou parar por aqui, caso contrário, começo uma relação enorme de indicações de filmes argentinos! JACI, com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... a sensibilidade do pequeno cotidiano que sob o olhar cuidadoso se transforma em relevante é uma característica dos filmes argentinos aos quais tenho assistido. Tenho adorado essa descoberta! bjos

      Excluir